sábado, 11 de dezembro de 2010

Videogames podem causar inflamações musculares

Um novo jogo do Wii pode estar nos planos de muitos neste Natal. Mas é preciso tomar cuidado para não contrair uma “wii-ite”. O Wii, da Nintendo, permite a qualquer pessoa, de faixa etária ou condição física diversas, “jogar” tênis, boliche ou golfe sem sair de casa. Porém, muito esforço físico no Wii pode resultar em lesões, o que já vem sendo chamado de “wii-ite”.

“O termo wii-ite define lesões associadas à prática excessiva de esforço físico em jogos de Wii ou qualquer outro jogo interativo de vídeo”, explica a médica Jennifer Roth, especializada em medicina esportiva, da Clínica Mayo de Jacksonville, Flórida. Ela tem tratado de pacientes com dores por jogar demais o videogame.



Segundo a médica, lesões por esforço excessivo podem causar inflamação e dor no ombro, no cotovelo e nos punhos, além de outros problemas, como distensão muscular e, ocasionalmente, estiramento muscular.

“O Wii pode ser um bom aparelho de exercício quando praticado de forma adequada – e uma alternativa de atividade física para pessoas que levam vidas sedentárias”, diz a médica. O essencial é jogar com moderação e saber o que se está fazendo. É importante seguir as instruções e usar o equipamento de videogame de forma sensata. “Não se pode cometer excessos”, afirma o cirurgião ortopédico da Clínica Mayo de Rochester, Minnesota, John Sperling.

Algumas dicas: antes de jogar Wii, defina um tempo razoável de jogo, algo entre 20 a 30 minutos. Se sentir uma lesão, pare de jogar, tome um medicamento antiinflamatório e repouse. Se a dor persistir por alguns dias, consulte um médico.

Dica da Nika
Fonte: Uol
Wii: Acabando com a Vida 'sedentária'. Mas jogue com moderação.

Pink Side adverte. ALONGUE-SE ANTES DE QUALQUER EXERCÍCIO FÍSICO, SEJA ELE JOGAR NO WII OU CAMINHAR. LOGO MAIS, UM ARTIGO SOBRE O ASSUNTO!

5 comentários:

  1. Ficou show, Lis!
    Excelente o ADVERTE, hehe. Aliás, vale para muitas horas no PC também.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar Lis!
    Não vou comprar um Wii!

    ResponderExcluir
  3. Amei Lis, mas vale lembrar que, se usado corretamente, o wii também pode servir como auxiliar no tratamento fisioterápico.

    A fisioterapeuta da Val joga com os pacientes pelo menos 20 minutos por semana, principalmente os infantis.

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Eu vou pedir um Wii na lista do casamento, vai que eu ganho *kkkkkk*
    Mas, usarei com moderação, prometo! :0)

    ResponderExcluir
  5. Mto legal mesmo Lis!!! E sim, serve para as horas que passamos no computador e esqueçemos de mexer o corpo, o que pode causar dores nas costas e lombar e em casos mais gravez, escoliose.

    Bjosss!!!!

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.