quinta-feira, 6 de outubro de 2011

[LITERATURA] Arthur Dent está de volta

Surgiu em 2008 a noticia de que haveria um sexto livro da maravilhosa trilogia de quatro livros (que por mero acaso, são cinco) "O Guia do Mochileiro das Galáxias". A esposa do falecido gênio Douglas Adams sancionou o sexto capítulo, a ser escrito por Eoin Colfer.


Espera espera, Eoin QUEM?




Eoin é conhecido por sua serie literária "Artemis Fowl", que no Brasil já vendeu mais de 150 mil exemplares. Mas se venda fosse sinônimo de qualidade, Crepúsculo seria melhor que Harry Potter (corre das pedradas das twilovers). Li o primeiro da série Artemis Fowl, e digo que tem potencial. Artemis é um 

ladrãozinho de dez anos de idade, que (no primeiro livro), põe em prática um plano infalível para roubar o tesouro das fadas. Sim, você leu certo, das fadas. A escrita é divertida, e Eoin descreve um anti-herói no melhor sentido da palavra. Porque ora eu amava Artemis, ora eu o odiava.

Mas voltando ao Guia, o sexto livro se chama "E Tem Outra Coisa" (And Another Thing), começa a sua narração das desventuras de Arthur Dent e seus amigos no planeta Terra alternativo, dado que o primeiro é destruído no início da saga para a criação de uma estrada hiperespacial. Este outro planeta, no entanto, também é rapidamente transformado em poeira espacial, forçando os personagens a explorar novamente o universo absurdo e satírico criado por Douglas Adams.

Recebido com ceticismo pelos fãs, a obra agradou à crítica. Na resenha de Mark Lawson no "The Guardian", o jornalista disse considerar a obra "a melhor imitação literária póstuma que eu já li" e considerou o livro "uma adaptação perfeitamente calculada".

Vale lembrar que o próprio Douglas Adams não considerava a série encerrada: o autor deixou diversas anotações inacabadas para um sexto livro, e chegou a mudar o final da versão radiofônica de Praticamente Inofensiva, quinto volume da série, para que houvesse a possibilidade de continuação.

No Brasil, o sexto volume será lançado em 17 de outubro pela editora Arqueiro, e já tem capa oficial:


“Esta história traz Eoin escrevendo como ele mesmo, mas com os personagens de Douglas”, disse a diretora de marketing da Penguin Books (UK), Joanna Prior.

Quando li isso, só pensei em uma coisa: FANFIC (oficial, mas fanfic). E aí mochileiros, o que vocês acham?

5 comentários:

  1. AHHHH Então enquanto há vida, há esperança!!!

    ResponderExcluir
  2. Até quando não há, já que o autor original morreu. Mas... Hehe no aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei hiperfeliz com essa notícia! Acabei de ler a saga há uns dois meses e fiquei na pilha pra ler esse sexto livro quando soube que existia um.
    Não só por ser uma continuação da saga brilhante do Douglas Adams, mas também pelo autor ser o Colfer, que eu amo tanto. A saga do Artemis é uma das melhores coisas que eu já li na minha vida. O meu amor por ela passa até o de Harry Potter, que eu não achava ser possível.
    Mas enfim, nem achei que esse livro fosse sair esse ano. Ainda bem que eu estava errada.

    ResponderExcluir
  4. Eu vou dar uma chance pro livro.
    Só li dois livros do Eoin (um do Artemis, e um avulso)
    Confesso que gostei mais do avulso, que se chama A Lista dos Desejos, mas em Artmis Fowl ele tem uma escrita bem engraçada, que é uma característica marcante no Douglas Adams.
    Creio que farei uma review de A Lista de Desejos de Eoin Colfer aqui no Pink, e se ler mais do Artemis, posso fazer dessa série tmb.

    ResponderExcluir
  5. Comentário atrasado, mas feliz pela nova!!

    Já planejando a compra logo que lançar!
    \o

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.