quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

[WEB] O tal do PROTECT IP e Stop Online Piracy Act (SOPA)


Lamar Smith, Congressista republicano criador da Lei
Por mais que sejam leis americanas, vai acabar afetando TODO MUNDO. Esse tal de Lamar Smith é um louco.

As leis propostas transformam drasticamente a maneira como criamos e visualizamos conteúdo na Web: é como se fosse uma espécie de "Ditadura Digital", prejudicando os "pirateiros" sim (convenhamos, numa esfera muito menor), mas principalmente, milhões de criadores de conteúdo artístico na web, sejam de videogames (como vídeo-dicas postadas no YouTube, vídeos ou fotos criados por de fãs e até mesmo meios de comunicação especializados como o Gamespot, Gametrailers, etc) e artistas no geral.

Fãs de Metallica, Justin Bieber ou qualquer artista estaduniense ficam proibidos de criar qualquer conteúdo, seja uma video-homenagem ou até mesmo o compartilhamento de um clip musical raro na internet. 
As fanfics (histórias originais criadas pelos apaixonados por Harry Potter e tantos outros segmentos) também podem ser prejudicadas, já que de acordo com a Lei, qualquer utilização não-autorizada de material protegido por direitos autorais, como uma simples foto do personagem preferido (mesmo que esse material esteja gratuitamente disponível na rede), pode causar o desligamento sem aviso prévio do site e de qualquer link redirecionado nele, sem contar o fato de que o "ciminoso", ou seja, o proprietário do site, pode ser preso. E o pior é que isso pode se estender a conteúdos/sites estrangeiros.

E o mais incrível disso, sabe o que é? Os Corsários Digitais vão continuar, porque eles já se mostraram os "mestres" da evasão e adaptação. Quem lembra do Napster? Adiantou alguma coisa? Quantas milhões de músicas são compartilhadas na Web a cada dia?

Pra vocês terem uma idéia, nem a Casa Branca apóia a lei.

Bem, caríssimos, preparem-se porque, se essa lei gringa entrar em vigor, até mesmo YouTube, Google e Facebook podem estar com os dias contados... E ai, FUDEU FERROU!

Olhem os links abaixo e se atualizem caso ainda não saibam (principalmente o primeiro link, que explica melhor as 2 leis)

http://tecnoblog.net/87360/sopa-protect-ip-pirataria/

http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=38707

http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=38986

http://aeiou.expresso.pt/autor-de-lei-contra-pirataria-viola-direito-de-autor=f699729


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.