quarta-feira, 16 de março de 2011

As 10 Melhores Adaptações de Quadrinhos ou Mangás

Desta vez, a lista é minha. Eu busquei cada sinopse e cada informação pra passar pra vocês. E digo que fiz a lista explicitando a qualidade da adaptação e não meu gosto pessoal. Afinal há adaptações que eu adoro, mas a fidelidade é zero. 


1 - Akira (1988)

Numa Tóquio futurista, destruída após a 3ª Guerra Mundial, rapaz se desgarra de uma gangue de motoqueiros e é seqüestrado pelo governo, com o objetivo de desenvolver poderes paranormais, reavivando o medo e a destruição.

Adaptado do super popular mangá de  Katsuhiro Otomo, o filme é ultra fiel, ultra violento e ultra excelente.  E Akira foi um divisor de águas. Depois dele, as produções japonesas ganharam uma visibilidade e notoriedade nunca antes vista. Parece que será feito um longa – live action, dessa vez – com Leonardo Di Caprio produzindo, mas até agora o grande problema é o roteiro. 

2 - V de Vingança (2006)

Numa Londres distópica de um futuro próximo, homem mascarado, com ajuda de uma garota da classe trabalhadora, inicia uma revolução quando convoca seus compatriotas a erguerem-se contra a tirania e opressão.

 Grande adaptação da graphic novel de Alan Moore. De todas, a minha preferida. Hugo Weaving faz um brilhante V e Natalie Portman mostrando a que veio, cinco anos antes do seu Oscar. O roteiro priorizou a política e eliminou as drogas e o anarquismo, a ponto de deixar muitos políticos preocupados com a “alegoria” da opressão ao governo. Imperdível!

3 - Marcas da Violência (2005)

Um tranqüilo comerciante de uma pequena cidade assassina os assaltantes de seu restaurante e se torna o herói local. Até que um estranho o ameaça e diz que ele é outra pessoa, com um passado comprometedor.

Baseado na graphic novel de John Wagner e Vince Locke, é uma grande adaptação. David Cronenberg é criativo e talentoso, principalmente em cenas de ação e violência, e acredite, é recheado delas. Viggo Mortensen dá show e William Hurt, numa mega participação especial, merecia um Oscar de coadjuvante.

4 – O Anti-herói Americano (2003)

Homem trabalha como arquivista, foi casado três vezes e, devido a uma série de frustrações pessoais, tornou-se uma pessoa pessimista, enfatizando suas frustações do cotidiano.

História autobiográfica de Harvey Pekar, já que ele achou que a sua própria vida daria uma boa historia. Contratou um cara para desenhar os quadrinhos, e ganhou o mundo. O filme é narrado pelo próprio Harvey Pekar, tendo também diversas entrevistas com ele durante o longa. Paul Giammatti faz Pekar, ganhando uma indicação de melhor ator nos grandes prêmios do cinema, mas quem foi premiado mesmo foram Shari Springer Berman e Robert Pulcini, os brilhantes roteiristas. 

5 – Estrada para Perdição (2002)

Durante a Depressão, precisamente no inverno de 1931, homem, que trabalha como assassino profissional para um irlandês, põe a vida do seu filho em primeiro lugar quando ele é testemunha de um frio assassinato. Ambos fogem de um assassino profissional, enquanto procuram uma alternativa para sobreviverem. 

Baseado na graphic novel de Max Allan Collins e Richard Piers Rayner – que por sua vez é baseado no mangá Koozure Okami - , é simplesmente estelar. Tom Hanks encabeça o elenco, tendo nada mais nada menos Paul Newman – no seu ultimo filme com ator - como chefe. Daniel Craig e Jude Law também se superam nesse filme de Sam Mendes, que é um esplendor em direção de arte, figurino e fotografia. Também imperdível.

6 – Superman – O filme (1978)

Jor-El envia Kal-El seu filho a Terra, quando prevê que seu planeta será destruído. Kal-El, se disfarça no pacato jornalista Clark Kent, enquanto usa seus super-poderes para lutar contra o mal, principalmente o maligno Lex Luthor.

Baseado nos quadrinhos de Joe Shuster e Jerry Siegel em 1938, é uma grande adaptação, contando com grandes estrelas da época, inclusive uma participação mega ultra especial de Marlon Brando – considerado até hoje o maior salário pago para o cinema: U$ 10 milhões para 10 minutos de filme. É um clássico, com cenas inesquecíveis e trilha sonora mais inesquecível ainda.

 7 – Oldboy (2003)

Homem é preso sem motivos, tendo por 15 anos, só uma TV por companheira. Ao sair, executa uma violenta vingança .

Baseado no mangá de Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi, o filme venceu o célebre Premio do Júri do Festival de Cannes. É violento, cru, doentio, ao mesmo tempo em que é poético e apaixonante. Totalmente distante do falso moralismo de Hollywood, é um filme tão intenso, tão verdadeiro, que não tem como não ficar feliz e chocado depois de vê-lo.


8 – Hellboy  (2004)

Já perto do fim da 2ª Guerra Mundial, os nazistas tentam eliminar seus inimigos usando magia negra. Uma das experiências feitas é a tentativa de invocar forças ocultas. Um destes rituais é interrompido pelas forças aliadas, que encontram um garoto com aparência de demônio e a mão direita feita de pedra, apesar do ritual não ter sido concluído. O garoto passa a ser chamado de Hellboy e é levado pelos Aliados. Sessenta anos depois, Hellboy agora luta pelo bem e é chamado quando um estranho fenômeno, possivelmente sobrenatural, acontece.

Baseado nos quadrinhos de Mike Mignola, o filme é dirigido por Guillermo Del Toro – de Labirinto do Fauno - com Ron Perlman como Hellboy. Bem fiel, a história é inusitada e divertida, tendo uma seqüência tão boa quanto o primeiro.

9 – Watchmen (2009)

A história é situada em 1985, numa realidade alternativa onde super-heróis existem, Richard Nixon ainda é presidente e as tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética estão mais fortes do que nunca. Enquanto isso, o vigilante Rorschach, ao investigar o assassinato de Edward Blake, acaba descobrindo uma trama para desacreditar e matar diversos heróis.

Baseado nos quadrinhos de Alan Moore – o mesmo de V de Vingança -, é bem fiel a historia, a ponto do diretor Zack Snyder usar a graphic novel como Storyboard. Foi tão fiel que a Warner – sempre a Warner – recusou os primeiros roteiros. E Snyder tinha tanta fé na sua audiência, que preferiu apostar na intrincada história do que o apelo fácil do público. Ponto para Snyder e ponto para sua excelente adaptação.

10 – Metropolis (2001)


Metropolis é uma grande cidade do futuro, onde convivem homens e robôs. A civilização atingiu outro estágio e as sociedades estão absolutamente segmentadas. É neste cenário que o detetive Syunsaku Ban e seu parceiro Kenichi procuram pelo Dr. Laughton. A dupla quer não só prender o cientista, como também se apoderar de Tima, a jovem robô criada por ele.

Baseado no mangá de Osamu Tezuka, o filme é recheado de elementos do filme Metropolis de Fritz Lang, o que é diferente do mangá, já que o autor só usou o filme para criar a imagem do “nascimento” da robozinha. Mas o anime é ótimo, bem realizado, com uma trilha sonora marcante. É o menos pior, na minha opinião. 

4 comentários:

  1. o meu preferido atualmente é watchmen apesar do final diferente, foi um dos mais fieis que ja vi. e uma amiga elogiou muito a adaptação de 300, mas 300 eu não li.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito de V de Vingança. Mais até do que Watchmen...

    ResponderExcluir
  3. Acho que faltou Sin City, From Hell, 300 e 30 dias de Noite! Acho que foram fieis (umas mais que outras) aos seus originais.

    ResponderExcluir
  4. Oi João,
    na minha lista eu fiz 20, e todos que você citou estavam inclusos. Quem sabe faço outro post com os "os outros 10 mais".

    Valeu pelo interesse no Pink Side.

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.