quinta-feira, 7 de junho de 2012

[ESPAÇO GOURMET] Salada Niçoise

O jantar gourmet dos meus amigos começou há muitos e muitos anos, quando o Felipe pagou McDonalds para mim, Eliane e Fernanda. Como retribuição decidimos fazer um jantar para ele com três pratos: entrada, prato principal e sobremesa. Deu tão certo, tão certo, que decidimos fazer isso sempre. Então, normalmente a cada seis meses, nós fazemos nosso jantar. Com o passar do tempo, Gabi e Fábio foram inclusos, e de vez em quando, alguns convidados participaram: Roberto, Dinho, Ronaldo, Michele e Sarah. Este ano, tivemos as ilustres presenças do Eduardo e Natália.

Nossos jantares já tiveram varias configurações. Duas entradas, dois pratos principais, duas sobremesas, comidas típicas de países, drinks requintados, e etc. A única coisa que era exigido era que todo mundo participasse, ou seja, colocasse a mão na massa. Infelizmente não foram todos que nasceram com o dom para cozinhar, e estas pessoas se dignificaram a, alem de pagar, cortar, descascar, misturar, e ai se desse palpite!

Mas sempre deu certo. Sempre.

Este ano fizemos um jantar francês. Entrada foram duas: Crepe Lorraine ao Molho Termidor e Salada Niçoyse. Prato Principal: Risoto de Camarão e Ratatouille. Sobremesa: Mousse de Chocolate.

O meu, que fiz junto com o Fábio, claramente pelo título, foi a Salada Niçoise.





Ingredientes:
(8 Pessoas) – Sim, nós estávamos em oito.

8 batatas pequenas
300 g de vagens
24 ovos de codorna
40 tomates cereja
8 filezinhos de anchova
320 g de atum em conserva
40 azeitonas pretas fatiadas

Molho
8 dentes de alho pequeno
Algumas folhinhas de cerefólio
160 ml de vinagre de vinho tinto
8 colher (chá) de mostarda de Dijon
240 ml de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Descasque e corte as batatas em cubinhos, e cozinhe até ficar macia. (É a melhor alternativa, do que cozinhar antes de cortar, porque vai ficar macio por fora e meio cru por dentro. E quando tiver cozido por dentro, a batata não vai ficar em cubinhos na hora de cortar.)

Cozinhe também a vagem. Dá pra deixar ela bem verdinha, usando bicarbonato. Eu não consegui, quando esfriou ficou no verde-escuro de sempre.

Enquanto isso faça o molho. Numa tigela, bata o vinagre com a mostarda, o alho, o sal e a pimenta. Misture o azeite aos poucos, e misture a salsinha. A receita original pede tomilho, mas não usei. Confesso que não achei que fosse importante para o sabor final.

Depois de cozidos, separe as batatas em uma tigela e regue com o molho. Faça o mesmo com as vagens, e deixe tudo marinando, e espere esfriar.
Cozinhe os ovos de codorna, descasque e corte ao meio. Também corte os tomates da mesma maneira. Ah, se você não quiser tomates cereja, pode fazer com o tomate normal. Só corte-os em quartos.

Monte o prato com os cubos de batata embaixo em volta do filé de anchova. Em cima, coloque as vagens e por cima o atum. Distribua os ovos, os tomates e as azeitonas.

Sirva em temperatura ambiente.


Opinião dos meus amigos: Eles acharam que o molho ficou forte com tanto alho e pimenta. Uns, antes torciam o nariz pelo fato de ter mostarda e vinagre, no final se resignaram porque não sentiram nada exagerado. Mas o peixe ficou na dose certa, junto com o sabor de tudo.

Para eles, nota 8,0.
Para mim: 10,0.

Um comentário:

  1. ADOREI!!!! Quero as outras receitas do jantar, em especial a do Crepe. Eu tb tenho uma boa receita de Rataoille. Já pus no blog =D
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.