terça-feira, 29 de maio de 2012

Uma garota que lê? Por que não ainda mais uma garota nerd?


Eu estava relendo aquele fabuloso texto que roda nas redes sociais (e que obviamente temos aqui) Namore uma garota que lê. Eu, obviamente, concordo com cada linha, mas meu pensamento ao terminar minha leitura foi "Certo, namore uma garota que lê. Mas, melhor ainda não seria 'namore uma garota nerd'?" E como boa estudante em semana de provas, qualquer ideia que não tenha a ver com a matéria se recusa a sair da minha cabeça se eu não lhe der atenção, então resolvi escrever um pequeno texto. Nada aqui foi escrito para desmerecer o texto da garota que lê, que está infinitamente melhor que o meu e é muito mais original, essa é apenas a visão de uma nerd assumida sobre o assunto.



Namora uma garota nerd. Primeiro porque, diferentemente do estereótipo pregado por gerações sobre a palavra "nerd", ela não será uma garota dentuça, cheia de espinhas, corcunda e de óculos de 50 graus. Não, ela será uma garota normal, fora dos padrões inalcançáveis e falsos de beleza e dos igualmente falsos de feiura. Apenas uma garota.

Namore uma garota nerd, porque uma garota nerd, é, principalmente, uma garota que lê. Uma garota nerd é aquela que não se contenta em correr seus dedos por entre as várias páginas de um livro ou sentir o cheiro de livro novo, é aquela que sorri e chora em público ao ler uma obra prima, e que torce a cara a livros que não lhe agradam. É aquela que não simplesmente , ela vivencia. Sente cheiros e vê cores, se transporta pra dentro da história. E ela é capaz de falar sobre aquilo por horas a fio, talvez sobre a coleção toda, ou talvez sobre um livro. Em até que consideráveis casos sobre um parágrafo específico que a deixou pensando por horas e horas.

Mas uma garota nerd é aquela que lê e faz mais. É aquela que apesar de amar as palavras ritmadas e o mistério por trás de pessoas sem rosto que precisam da imaginação para dar-lhes vida, ama também o mistério por trás de personagens com rosto, de filmes clássicos e séries marcantes.

Uma garota nerd é aquela que vai te ajudar a estudar se você precisar, mas estará disposta a ir no cinema ao invés disso e não terá preconceito com nenhum tipo de filme, pois ela sabe que muitas vezes obras primas se escondem em lugares não esperados. Uma garota nerd é aquela que entenderá - e fará - todas as referencias a Star Wars ou Back to the Future que você fizer. É aquela que pode até achar o ator principal bonito, mas não vai assistir o filme só por causa dele e concordará com você (ou talvez não) nos pontos altos e baixos do roteiro.

Achar uma garota nerd é fácil. Livrarias megastore são lugares comuns para achá-las. Elas olharão por horas por todas as prateleiras de romances, farão uma pequena pausa naquela seção de livros acadêmicos - história, informática, administração, depende muito do que ela quer ser na vida - e cairão na parte de CDs e DVDs onde elas vão olhar o preço de todos os boxes de séries mesmo sabendo que não terão como pagar, e vão passar pelos clássicos do cinema apenas para olhar e dizer que tem um igual em casa. Por fim em algum momento ela vai achar algo - um livro, CD, DVD, talvez até um pôster - que ela ainda não tinha percebido que queria, e vai ficar vários minutos somente olhando pra ele, mentalmente calculando se poderá ou não comprar.

Puxar assunto com uma garota nerd também não é difícil. Basta buscar por um assunto nerd comum - talvez Star Wars, Star Trek ou Harry Potter - e perguntar se ela gosta. Provavelmente ela dirá que sim e daí pode-se esperar que por aquela tarde, ao menos, o assunto não vai acabar. Quando se fala de nerdices com uma garota nerd sempre vai sobrar algum tópico não discutido (pela vida toda, na realidade).

Presentear uma garota nerd então é mais fácil do que se pensa. Livros, é claro, são sempre - sempre - uma opção. DVDs também. Réplicas de algo completamente único em um universo (literário, televisivo, cinematográfico, não importa) são coisas que a fascinam.

Se você for nerd é ainda melhor. Ela vai adorar ir em eventos com você, e é claro, fará questão do cosplay. Ela vai entender o quão raro aquele mangá é e também vai odiar qualquer coisa dublada.

Por fim, sempre que ela quiser conversar e você não estiver afim, pergunte sobre aquele último episódio de Doctor Who ou aquele livro que ela terminou a tarde, ah, ela falará por horas e horas sobre aquilo e sobre outro assunto que foi puxado por um lembrança, e sobre outro e sobre outro, e muito provavelmente nem vai perceber a sua falta de participação na conversa.

Namore uma garota nerd, porque uma garota nerd pode não seguir nenhum padrão - talvez nem sequer os que eu citei acima -, mas ela vai ser única em todos os sentidos e vai ter opinião própria e sempre estará disposta a um debate calmo ao invés de discussões.

Namore uma garota nerd.

5 comentários:

  1. Adorei o texto, Naty. Voc~e começa com humildade e faz uma belíssima paráfrase do texto já clássico. O seu também ficou com esse ar. Excelente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto!!
    Me identifiquei um monte.. haha
    A maneira como tu escreve, sarcástica, envolve o leitor. Adorei!!!
    bjoo,
    Daiane.

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto Naty!
    Essa nerd sou eu!!! Huhauhauhauuhuahua!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas, de verdade!

    Li, sou eu tbm. uhsuhaushaushuash

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.