segunda-feira, 14 de março de 2011

As 15 Melhores Adaptações Literárias

Como uma fã de listas – já mencionado anteriormente – encontrei uma lista que a Pinkers irão gostar. Estava caçando no IMDB exatamente qual a adaptação de Mansfield Park para eu fazer download, e encontrei a lista das 15 melhores adaptações literárias feitas para cinema e/ou televisão. Agatha Christie ganha de Jane Austen por 1.

Na minha opinião, há adaptações melhores que mereciam estar aqui, como Ligações Perigosas, Uma Janela para o Amor, Vestigios do Dia, e claro, Persuasão. Mas um dia farei a minha lista.

Então segue abaixo:
(em itálico, a sinopse do IMDB)


1 – Orgulho e Preconceito (Minissérie – 1995)


O romance clássico  de Jane Austen sobre o preconceito que ocorreu entre as classes do século 19 e do orgulho que manteria os apaixonados separados.

Essa adaptação por ser uma minissérie, foi bem expandida e bem fiel a história. Chegou a ser indicada ao Emmy por Melhor minissérie, mas levou só o prêmio de figurino. Espetacular por sinal. Ainda está para nascer um melhor Sr. Darcy que Colin Firth. 


2 – Perfume – A História de um Assassino (2006)

Jean-Baptiste Grenouille, nascido com um sentido olfativo superior, cria o mais fino perfume do mundo. Sua obra, porém, toma um curso obscuro enquanto ele procura o aroma final. 


Lembro de ter visto esse filme com a Dani, e lembro-me de ter terminado o filme com uma sensação de ter visto algo único. Eu não li o livro e não saberia dar uma opinião precisa sobre a adaptação, mas é uma história forte, violenta e sem sangue. E nela você pode ver até onde uma obsessão pode levar uma pessoa.



3 – Jane Eyre (Minissérie – 2006)

Uma jovem governanta se apaixona por seu complexo e único patrão. No entanto, o passado negro dele pode destruir seu relacionamento para sempre.

Quando vi fotos do Sr. Rochester do novo filme, não gostei. Na minha cabeça, Sr. Rochester sempre será Toby Stephens, desta adaptação da BBC.  Ele não é lindo, mas é forte, cativante e charmoso. Não é a toa que Jane Eyre se apaixona. 


4 – Razão e Sensibilidade (1995)

O rico Sr. Dashwood morre, deixando sua segunda esposa e suas filhas pobres pelas regras de herança da Inglaterra. Duas irmãs tem personalidades opostas.

O segundo de Jane Austen e o segundo mais estelar da lista. Emma Thompson odiava Jane Austen na escola, e se apaixonou por ela na faculdade a ponto de escrever um roteiro e ganhar todos os prêmio possíveis por ele. Hugh Grant no auge da sua carreira – entrando na época no escândalo Divine Brown – esbanja charme no seu personagem. E Kate Winslet, aos 19 anos, mostrando o porquê hoje é uma das melhores atrizes de sua geração.

5 – Morte Sobre o Nilo

Um assassinato é cometido em um navio do Nilo, mas Hercule Poirot está a bordo...

O primeiro dos seis livros adaptados de Agatha Christie da lista. Não vi o filme e nem li o livro. Só li mesmo O Assassinato no Expresso do Oriente e achei bem exagerado o final. Mas é um filme estelar, com Peter Ustinov, Mia Farrow, Bette Davis, George Kennedy, premiado com o Oscar e o BAFTA.



6 – É Fácil Matar (Filme pra TV – 1982)

Ao voltar de trem para sua terra natal, um ex-policial conversa com uma senhora, que iria pedir ajuda à Scotland Yard porque vários assassinatos estariam acontecendo na sua pequena cidade, e que o próximo na lista era um médico. Ele não acredita, mas é obrigado a mudar de idéia quando tanto a senhora quanto o doutor aparecem mortos.

Mais uma de Agatha Christie, indicado ao Emmy por Figurino. Não vi e não li, mas de acordo com críticas é uma ótima adaptação pra televisão, com um maravilhoso cenário do interior da Inglaterra e grande elenco, como a inesquecível Olivia De Havilland. 

 

7  - Assassinato em Três Atos (Filme pra TV – 1986)

Em Acapulco, Hercule Poirot participa de um jantar em que um dos convidados agarra sua garganta e morre. As causas parecem ser naturais, até que um outro convidado do jantar morre da mesma maneira.

Outro Agatha Christie que também não vi e não li. (Filmes pra TV dos anos 80 não são fáceis de achar.) Novamente Peter Ustinov aparece como Hercule Poirot  - na verdade, ele faz isso 6 vezes. E de acordo com o que eu li, no livro a historia se passa em Londres e o assistente de Poirot é Satterthwaite e não Hastings. Ma não parece fazer diferença na adaptação, já que a crítica diz que vale a pena assistir.


8 – Assassinato Num Dia de Sol (1982)

Tentando descobrir como um milionário acabou com um diamante falso, Hercule Poirot chega a uma ilha exclusiva ilha freqüentada por ricos e  famosos. Quando um assassinato é cometido, todo mundo tem um álibi.

Agatha Christie de novo, Peter Ustinov como Poirot de novo. E eu não vi nem li de novo. Todo filmado na Espanha, o filme tem trilha sonora de Cole Porter. E de acordo com as críticas, uma das melhores adaptações dos livros de Christie e um dos mais lindos filmes dos anos 80.

9 – Emma (1996)

Na Inglaterra rural em meados de 1800, as coisas vão mal para uma jovem casamenteira, que parece não conseguir casar ninguém.

Jane e suas idéias deliciosas. Uma grande adaptação com nomes que começavam a ficar famosos na época, como Gwyneth Paltrow e Ewan McGregor. Não achei tão diferente assim do livro, apesar de ter deixado mais explicito a atração entre Emma e o Sr. Knightley, e o status de estrela de Gwyneth não deixar ela ficar tão parecida assim Emma como no romance.


10 – A Caribbean Mistery (Filme pra TV – 1983)

Enquanto Miss Marple está de férias em um luxuoso resort no Caribe, um amigo confidencia que ele tem provas de que um outro hóspede do hotel é um assassino em série sem escrúpulos.Mas é envenenado antes que ele possa revelar a  identidade do assassino.

O quinto dos seis filmes de Christie da lista. Miss Marple é a segunda detetive mais famosa de autora, aqui protagonizada por Helen Hayes, que tinha mais de 80 anos quando fez o filme. Aqui o filme é bem produzido, apesar de erros bobos como o sotaque sulista de Helen numa personagem britânica. Mas isso é passável já que o grandes jornais da época só glorificaram o filme, chamando Christie com mestre da arte.

11 – A Época da Inocência (1993)

No século 19, na alta sociedade de Nova York, um jovem advogado, se apaixona pela prima de sua noiva, uma mulher separada do marido.

Com certeza o mais estelar da lista, com Daniel Day-Lewis, Wynona Ryder e Michelle Pfeifer no auge da sua beleza. Na minha opinião, um dos grandes filmes dos anos 90, não só pelo cuidado com cada pequeno detalhe para um filme de época – como direção de arte e figurino – como na sublime direção de Scorcese. Não li o conto e não encontrei nada que desmereça a adaptação.


12 - The Man in the Brown Suit (Filme para TV – 1989)

Um pouco do tipo Indiana Jones, uma mulher americana se envolve em um roubo de diamantes na África do Sul.

O ultimo de Agatha Christie da lista, é pouco conhecido, mas de acordo com as criticas, é um filme doce e leve, com uma mulher sendo a protagonista, deixando o final para a imaginação. 




13 – A Abadia de Northanger (Filme para TV – 2007)

Quando Catherine Morland tem a oportunidade de ficar com a família Allen em Bath, ela  espera encontrar uma aventura do tipo que ela leu em romances.

Adaptado por Andrew Davies, que adaptou Orgulho e Preconceito e Emma – que constam nessa lista. Eu, para o horror da Nika – tenho certeza -, não o li. É o único que não li, me perdoem. Não tem desculpas para isso. Mas de acordo com as criticas, é uma grande adaptação, com um ótimo elenco.


 14 – Mansfield Park (Filme para TV – 2007)

Quando criança, Fanny Price vai morar com a família de Sir Bertram, que ao crescer e se transformar numa bela mulher, e entra num grande jogo de intriga com seus primos e vizinhos.

O quinto de Jane Austen dessa lista, e o motivo de eu ter chegado nessa lista. Infelizmente meu menos favorito. Achei a historia bagunçada demais, Edmund não é tão apaixonante como achava que era e Fanny é muito monótona. De acordo com o que eu li, a atriz que faz Fanny é péssima, completamente deslocada. Mas que é melhor que a versão de 1999.


15 – O Morro dos Ventos Uivantes (1992)

Heathcliff é irmão adotivo de Cathy Earnshaw, mais do que isso, ele é a sua outra metade. Quando as forças internas e externas os separam, Heathcliff executa sua vingança sobre aqueles quem ele julga ser o responsável, mesmo sendo as próximas gerações.

Clássico de Emily Bronte, com elenco estelar, é a melhor versão da história. As outras sempre cobrem 16 dos 34 capítulos do livro. As atuações são espetaculares, mas Ralph Fiennes está poderoso. A cena que Heathcliff fala com a lua após a morte de Catherine, é uma das coisas mais assombrosas que eu já vi: “Haunt me then...”. A melhor fala do livro, na minha opinião.


 Fonte: IMDB e Wikipédia.

5 comentários:

  1. A lista tá perfeita, e acho que nós, pinkers, poderiamos contribuir com mais 5. TOP 20 NOW!

    Ah.. Ralph Fiennes novinho... *tendo siricutico*

    ResponderExcluir
  2. Bem, vamos lá.
    Eu não posso opinar sobre os números 6, 7, 8, 10, 12 e 13. Vou falar dos que eu não concordo.
    Emma, nem pensar. A série da BBC dá de dez no filme da Paltron (embora eu prefira o Mr. Knightley do filme).
    Quanto à Masnfield Park, por algum motivo, essa capa do telefilme não me convenceu, Fico com a versão para o cinema.
    Posta a tua lista, Li!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Faltou colocar a série Crespúsculo na lista... Os filmes são bem fiéis aos livros (e tão ruins quanto... *sai correndo antes de levar pedrada*)

    ResponderExcluir
  4. Droga! Eu tinha feito um comentario mto legal, mas deu erro no blog. Droga!

    Resumindo: adorei a lista; pena não podermos ver os filmes para TV; vimos o filme aqui em casa Li...

    Espero sua lista. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh eu só vi o primeiro.... Orgulho e Preconceito.... e para mim ficou PERFEITO!

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.