quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Lugares Horripilantes para se Conhecer no Brasil e em Portugal - 1

Vários blogs tem feito suas listinhas. Alguns enfocam seu próprio país e outros o mundo. O fato é que a tal lista dos 10 Lugares mais Horripilantes, deve ter uns 1000 lugares. Resolvemos, então, ativar o povo do Pink Side e fazer nossa listinha. Sem número. São vários lugares e pode haver vários posts, afinal, temos colaboradores no Brasil inteiro. Assim, vamos começar com 3 lugares em Minas Gerais, escolhidos pela Graziely Motta e a famosa Capela dos Ossos de Portugal descrita por quem a conhece, nossa amiga lusitana Margarida Pereira.



1. Ouro Preto (MG): Igreja de Nossa Senhora das Mercês 






2. Araxá: A árvore dos Enforcados

Dentro da mesma lógica de ditos populares que transformam um lugar especifico em um lugar horripilante que tanto distancia quanto atrai as pessoas, minha cidade – Araxá, localizada no Alto Paranaíba em MG-  conta com A Arvore dos Enforcados.
Conta-se que uma dupla de escravos cansados dos maus tratos de seu senhor, acabaram por assassiná-lo. Julgados e condenados, a dupla de escravos foi levada até uma frondosa arvore no topo de um morro castigados com chicotes e enforcados.  Conta-se que até hoje é possível ouvir os gritos dos escravos no local.  Transformado em local turístico da cidade eu ainda conheço pessoas eu não passam pelo local de maneira nenhuma.



3. Varginha: Extraterrestres andando por aí

Varginha é o nome de um município do estado de Minas Gerais onde as irmãs Liliane e Valquíria Silva avistaram o suposto ser extraterreno que possuía uma enorme cabeça, pele marrom viscosa e olhos vermelhos. O caso ficou famoso quando noticiado na Rede Globo de Televisão. A cidade investiu na divulgação e perpetuação dos fatos e recebe anualmente muitas pessoas vindas do “turismo ufológico”.
Ufólogos afirmam que houve uma conspiração que envolveu autoridades locais e também, é claro, os militares com direito a necropsia da criatura. Além das autoridades negarem todo o ocorrido não há nenhuma prova física dos fatos.
O que não impede o imaginário popular de acreditar piamente na historia.




4. Évora, Portugal: Capela dos Ossos

A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos da cidade de Évora, localizada no coração alentejano de Portugal. Situada na Igreja de São Francisco, é um local obrigatório de passagem para quem visita a cidade classificada como Património da Unesco há 25 anos. A capela foi construída no século XVI, inspirada pela Contra-reforma religiosa após o Concílio de Trento.



Quem visita a capela é recebido logo à entrada pela frase “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”, uma frase arrepiante tendo em conta o que se encontra no interior, que pretendia transmitir uma mensagem de transitoriedade da vida. Diz-se que, naquele século, existiam 42 cemitérios monásticos na zona que ocupavam muito espaço. Foram os monges franciscanos que criaram uma solução original e aterradora: usar as ossadas extraídas desses cemitérios e decorar a capela. Calcula-se que tenham sido usados esqueletos de mais de cinco mil monges.


A capela tem cerca de 18 metros de comprimento, com três naves. As paredes e as colunas são completamente revestidas de ossos e a pouca luz externa, que entra por pequenas frestas laterais, dá ao lugar um ambiente sinistro e funesto . Nos arcos das naves, fileiras de caveiras dão um tom ainda mais aterrador ao poema exibido na capela:

“As caveiras descarnadas
São a minha companhia,
Trago-as de noite e de dia
Na memória retratadas
Muitas foram respeitadas
No mundo por seus talentos,
E outros vãos ornamentos,
Que serviram à vaidade,
E talvez...na eternidade
Sejam causa de seus tormentos.”





Em adição a tudo isto, dois esqueletos pendurados na parede, um de um adulto e outro de bebé, são iluminados quando o visitante se aproxima. Diria eu que é apenas mais um toque fantasmagórico para um lugar que, embora pertencente à Igreja, poderia ser destinado a um show de horrores. Mas é, sem dúvida, um lugar fascinante, que vale a pena visitar.

Aguardem, pois na sequencia virão posts sobre o RS, PE, SP e RJ.
E você, tem algo horripilante na sua terra? Mande para a gente e colabore com nossa lista.


2 comentários:

  1. Pra falar a verdade, eu podia mandar umas fotos aqui da casa do meu vô e abrir um museu depois para as pessoas visitarem o local - acontece cada coisa que nem contando... Só vendo, mesmo! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Adorooooo as escolhas da Graziely......
    Adorei principalmente a árvore dos enforcados, para além de ser uma árvore bonita tem uma história muito provavelmente verdadeira por detrás, não apenas uma lenda, o que torna tudo mais fascinante. Sobre a capela dos ossos não posso falar... sou suspeita, hi hi hi. Aguardo ansiosamente atualizações.

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.