segunda-feira, 30 de setembro de 2013

[REVIEW] Once Upon A Time 03x01: "The Heart of The Truest Believer"



(Atenção: texto com spoilers.)

“Eu passei mais tempo que eu posso imaginar tentando sair daqui para matar Rumpelstiltskin. E agora estou aqui, navegando terra adentro, e ele é meu convidado de honra.” (Hook)
No minuto que eu deixar de acreditar que as coisas melhorarão, será o minuto que saberei que não irão”. (Snow)
“Não vou ser naufragado por um peixe”. (Charming)
“Minha família é diferente. Nós sempre encontramos um ao outro”. (Henry)
“As coisas nas quais não pensamos há anos, ainda continua tendo o poder de nos fazer chorar”. (Felix)
“É hora de todos nós acreditarmos. Não em magia, mas um nos outros”. (Emma)
“É muito mais fácil fazer as pessoas odiarem algo, do que acreditaram”. (Peter Pan)

Muitas pessoas têm um preconceito estranho com Once Upon A Time. Curtem comparar com outras séries de fantasia ou pior, comparar com as histórias originais de onde os personagens foram tirados. Não deviam. Toda série tem sua peculiaridade. Once Upon A Time não quer ser Lost, não quer ser uma série típica da fantasia, quer ser ela mesma. Ela tem uma identidade única, forte e reconhecível, e é um dos motivos porque eu a adoro, mesmo que às vezes eu fique completamente frustrada. Não é a melhor série da atualidade (longe disso, na verdade), e ainda sim, é uma das minhas favoritas. Mas vamos falar do episódio.

Começa com um flashback muito interessante: do nascimento de Henry e como Emma decidiu não ficar com ele. É possível dizer que não foi fácil para ela, e Jennifer Morrison foi capaz de mostrar uma boa habilidade de atuação. Então, pula de volta aos dias de hoje bem onde as coisas pararam. No Jolly Roger, temos Emma, Snow White, Charming, Regina, Hook e Rumple que chegaram a Terra do Nunca. Todos chegaram são e salvos, mas as coisas não ficam em paz por muito tempo, já que Rumple decide ir por conta própria atrás de Henry. Eu acho, desde o início, que ele não estava apenas se livrando deles, mas porque ele, de alguma maneira que nós ainda veremos, já tem algum conhecimento da Terra do Nunca, assim como Hook. É como se ele tivesse que fazer o que tinha que ser feito.

O episódio se move em três histórias diferentes: a chegada e fuga de Henry, o grupo de Emma e sua viagem à Terra do Nunca, e Neal na Floresta Encantada. Todos eles apareceram de uma maneira bem natural e bem montada para mim. A narrativa está mostrando uma melhora significativa do que vimos na segunda metade da segunda temporada: é mais evidente que os escritores têm uma visão bem clara do tipo de história que eles querem mostrar e dizê-lo sem sacrificar as características do personagem que conhecemos e amamos. Na 2ª temporada, mais de uma vez, eu senti que as ações da Regina estavam meio OOC – fora do personagem -, mas agora parece que os escritores a “reorientaram” e ela agiu como seria esperado ela agir, na verdade, não só ela, mas cada personagem ali. Até mesmo Henry.
 
Vamos começar com a história de Henry primeiro, ele chega à Terra do Nunca com Greg e Tamara, que logo descobrem que foram enganados e que nunca houve um plano para destruir a magia coisa nenhuma. Foram enganados a levar Henry a eles para a glória de Peter Pan, e como eles se recusam a entregar Henry, são imediatamente mortos.

Esta é, provavelmente, uma decisão que os escritores tomaram depois de descobrir que o fandom de Once Upon A Time não gostava de Greg e Tamara, e enquanto a história deles estava ficando fraquinha na 2ª temporada, se apressaram para matá-los. Achei triste porque a história de Greg era muito boa em "Welcome to Storybrooke", mas se ele e Tamara não foram bem-vindos... A morte deles foi um choque, mas para falar a verdade, não vou sentir falta, só mesmo ficou a tona um potencial desperdiçado.

De qualquer forma, Henry foge e Tamara sobrevive. E ela encontra ninguém mais do que “The Dark One”, que nadinha misericordioso, obtem algumas informações dela e, puff, esmaga seu coraçãozinho. Na sua fuga, Henry é aparentemente salvo por um Lost Boy (garoto perdido) desgarrado e juntos tentam escapar de quem estão os seguindo. Mas tchan-nan-nan-nan... esse garoto era nada mais nada menos que Peter Pan himself. Eu já tinha visto fotos do elenco, mas confesso que não lembrava que aquele era o garoto escalado, mas desde o inicio achei estranha a atitude do garoto. Se Peter achava sempre quem ele queria, porque esse garoto sozinho, que estava sendo procurado pelos Lost Boys, tinha escapado? O episódio termina com Henry cercado pelo exército de Pan

Enquanto isso, Neal acorda no meio da Floresta Encantada, sendo salvo por Aurora, Mulan e Príncipe Phillip. Ele diz que tem que encontrar seu caminho de volta para Emma, ​​e aquele nome, é claro, é bem familiar ao grupo. Aurora oferece para entregar uma mensagem a Henry, e foi bom ver que os escritores se lembraram desse meio de comunicação da última temporada, mesmo que não tenha dado certo, é sempre bom ter este tipo de coisa de volta. Quanto a Mulan, ela decide ajudar Neal e o escolta até a casa de seu pai, a fim de encontrar alguma magia que pode mandá-lo de volta a Storybrooke. Ao chegarem lá encontram com Robin Hood, que é feito por um ator diferente dessa vez, que meio que vive no castelo de Rumple. Neal revela que ele é filho do "Dark One" e Robin o deixa fazer o que ele quer, já que Rumple uma vez poupou sua vida. Neal encontra uma porta escondida por magia e um globo de neve que o deixa saber que Emma não está em Storybrooke, e sim na Terra do Nunca.

Embora esta história fosse a menor em tempo e mais chatinha na minha opinião, eu tenho que dizer que foi muito bem executada. Achei a atitude de Neal, no seu retorno a sua terra natal, quase real, como se eu estivesse lá. Imagino que eu faria as mesmas coisas e faria as mesmas observações que ele fez.

Agora, de volta com o nosso grupo principal, que foi a minha parte favorita do episódio, temos muita luta, muito drama familiar, muitas rixas antigas, e muita coisa boa. Emma está insegura em como abordar esta missão de resgate, e ela está morrendo de medo de falhar. Seus pais não são capazes de convencê-la de que as coisas vão ficar bem, e ela decide que fará qualquer coisa para ter Henry de volta, mesmo se for pelo caminho errado.

Há uma cena muito boa em que Hook dá a espada de Neal a Emma e eles conversam sobre ele; Hook diz a Emma que era bem próximo de Neal e por um momento é possível ver algumas faíscas entre eles. A química entre Jennifer e Colin O'Donoghue é inegável e, mesmo que a  cena dure só 1 ou 2 minutos, nota-se que a interação entre eles é ótima e estou doente para ver mais.

A viagem, é claro, não é tranquila, e sereias os atacam. Regina assusta a maioria delas, mas o grupo captura uma. A sereia chama uma tempestade, e após Regina dar cabo na mulher-peixe, nossos heróis têm que lidar com uma tempestade dos infernos. A tensão cresce, nervos afloram, Regina e Snow começam a brigar e elas acabam se pegando, uma socando a outra. Charming quer pará-las mas Hook, sutil como um elefante, pede para ele deixar as "bitches" brigarem. Charming não gosta do insulto, e puxa briga com o pirata! É divertidíssimo vê-los lutando, como se estivessem aliviando algo guardado no âmago, mas aquele não é o melhor momento para isso. Emma começa a gritar para eles pararem, ela entende que são eles que estão causando a tempestade. E então, para chamar a atenção, ela pula na água. É algo meio tonto de se fazer, não vi muita lógica, mas a ação rolando atrás disso é tão boa, que não vou reclamar.

Todo mundo pára de lutar, e trabalham em conjunto para trazer Emma de volta a bordo. Após conseguirem, Snow e Charming choram de felicidade e eu juro que vi um suspiro de alívio nos lábios de Hook. (Alivio confirmado por Jennifer Morrison via twitter). Após isso, eles firmam os pés na Terra do Nunca, e Emma define as coisas muito bem: ela é a líder, ela precisa da habilidade de todos e vai garantir que trarão Henry de volta. Ela deixa isso bem claro. Achei que Regina não curtiu muito. Me parece que ela vai dar seus pulos assim que puder.

Agora, o que eu deixei por último é o encontro de Rumple com Felix, um dos Lost Boys, que vimos que foi quem pegou Bae do Jolly Roger. Esta cena foi uma das raras cenas inéditas que vimos da nova temporada antes da estréia. A impressão que tive é que Rumple já conhecia Peter Pan e, que ele era dominado por ele, apesar de ser difícil de imaginar alguém que pudesse ser mais poderoso do que o "Dark One". Mas não foi essa a parte chocante, foi a boneca que Felix dá a Rumple, uma boneca que o fez chorar. Por quê? O que significa essa boneca? Esse é o tipo de mistério que intriga e me deixa mais apaixonada por Once Upon A Time.

Há algumas perguntas respondidas, algumas outras feitas, e parece que esta temporada vai ser bem melhor estruturada do que a última. Eu prevejo um futuro brilhante pela frente, agora é só esperar o que o futuro nos traz.

Observações legais:
 - Emma deu a luz às 8:15. Alusão óbvia a Lost.

- Mulan: "Estou numa história?"
Neal: "É. Eles fizeram um filme sobre você, e é muito bom".
Mulan: "O que é um filme?"

- Sereias em OUAT são furiosas, como na mitologia real, ao contrário da versão Disney. Mas elas são lindas como na versão Disney.

- Regina: "Agora posso matá-la?" Só posso amá-la por dizer isso assim, de maneira tão indiferente.

2 comentários:

  1. Ah, vou ver quando começa a passar no canal da Sony!

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm adorei qdo Regina só fala: Posso matá-la?
    É como qdo Rumpel só diz pra Belle a respeito do Hook: Está vendo? Ele merece morrer!
    =D

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.