quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Geek Moderna



Hello, Pinkies!
Meu primeiro post vai ser dedicado a nós, Pink Siders, especialmente às Pink Partners do blog. Acho que é a melhor forma de me apresentar. Espero que gostem!
A vaidade geek é a prova de que não existem realmente limitações para o ser humano e, especificamente, para a mulher. Não existe mais isso de ser “a nerd”, “a patricinha” ou “a revoltada”. Hoje, todos esses chavões de personalidade se fundem – ainda que um ou outro se destaque – e formam a figura que podemos chamar de mulher moderna.
Recentemente recebi de uma tia um e-mail com um texto que foi atribuído à Glória Kalil, chamado Ser Chique Sempre. Como esses textos divulgados por e-mail às vezes não são realmente do autor citado, dei uma procurada na internet e vi que ele já havia sido postado em diversos blogs com a mesma autoria. Então decidi que era suficientemente confiável. Se alguém tiver alguma informação diferente, basta me avisar que eu me corrijo de imediato.
O referido texto fala do real sentido de ser chique. Não o suposto chique do exagero, do excesso de acessórios ou dos preços insanos, porque isso, como disse a nossa querida Nika, é ser brega, o absoluto oposto de ser chique.
Segue o texto:
SER CHIQUE - SEMPRE.
Glória Kalil
Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje. A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas. Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano. O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.
Chique mesmo é quem fala baixo. Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.

Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio. Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuações inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.

Chique mesmo é parar na faixa e dar passagem ao pedestre e evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.
Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador. É lembrar do aniversário dos amigos.
Chique mesmo é não se exceder jamais! Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.
Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor. É "desligar o radar" quando estiverem sentados à mesa do restaurante, e prestar verdadeira atenção a sua companhia.
Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.
Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!
Mas para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo, vamos todos retornar ao mesmo lugar, na mesma forma de energia.

Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e não aceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não te faça bem.

Porque, no final das contas, chique mesmo é ser feliz.
Foi imediato me lembrar do Blog Pink Side ao ver esse texto, porque, afinal, é disso que buscamos falar: do chique sutil. As geeks chiques não precisam se expor, não precisam se exceder. As geeks se valorizam ao valorizar seu corpo, sua mente e seu coração. Elas não são chiques por se importarem apenas com roupas caras e glamour. Elas são chiques porque estão por dentro da reforma ortográfica, porque apreciam outras culturas, porque não se sujeitam a uma gravidez inesperada, porque leem, porque cumprem as leis de trânsito, entendem de futebol, são educadas, jogam videogame, falam outra língua, enfim, sabem interagir por mais tímidas que sejam e, uma vez que lhes é dada a chance, encantam.

Ainda que estejam por dentro das cores da moda, façam escova progressiva, não passem uma semana sem fazer as unhas ou não saiam de casa sem um brinco, as geeks não abrem mão de saber as novidades (do jornal e da novela), de estarem engajadas em alguma luta política ou promovendo a coleta seletiva. O velho estereótipo da garota de óculos, cheia de espinhas com roupas largas e cabelo maltratado já era! Os tratamentos de pele estão aí para serem usados, a moda tem se mostrado tão ampla que não há como não agradar às diversas personalidades femininas e a tecnologia para cuidar dos cabelos está cada vez mais avançada e acessível. Me recuso a falar dos óculos porque, cá entre nós, hoje em dia eles são um charme, ainda que possam ser trocados pelas fantásticas lentes de contato.
E o clichê da garota que não chama atenção dos homens e nunca arranja namorado, então? Não existe desculpa para não se interessar por uma garota que tem brilho próprio e que une tantas qualidades quanto é possível encontrar numa só pessoa, exceto medo. Ela se cuida, ela participa, ela é inteligente, ela é delicada, ela se esforça para agradar sem ser o tipo “chiclete” e tem uma vida própria. A geek atual é, acima de tudo, independente. Os piores problemas que elas podem ter é o estresse, grande vilão da modernidade, e ser uma workaholic, porque competência não lhes falta e elas acabam assumindo mais responsabilidades do que deveriam. Parece impossível, mas as geeks tem conseguido ser profissionais, mulheres, mães, amigas, filhas, esposas, namoradas, donas de blogs, escritoras amadoras, fãs de seriados, apreciadoras de boa comida e amantes de cinema. Um homem que não é capaz de apreciar tudo isso certamente não merece a atenção dessas geeks.

Em suma, a geek moderna é a nova tendência, Pinkies. E o segredo é simples: equilíbrio. Equilibrar vaidade, vida profissional, família, engajamento, hobbies e paixão. Não é uma tarefa fácil, mas ser nerd nunca foi simples, não é mesmo? Não existe necessidade de deixar de fazer o que você gosta, apenas de equilibrar cada campo da vida na medida do possível e buscar a felicidade dessa forma.
Quer aprender muay thai? Inscreva-se na academia mais próxima assim que sobrar uma grana. Acha que não sabe muita coisa de etiqueta? Procure um bom site ou um bom livro e acrescente novos hábitos ao seu dia-a-dia. Não sabe fazer as próprias unhas? Peça a uma amiga, procure um tutorial na internet. Quer aprender a falar hebraico? Fazer uma faculdade de arqueologia ou física? Conhecer novos lugares? Se mexa e faça! Nunca pense que algo está fora da sua capacidade ou além da sua realidade. Os sonhos estão aí para serem realizados e o mais difícil você já faz sempre que acorda e vai estudar ou trabalhar mesmo com aquela chuvinha gostosa que faz a cama ainda mais aconchegante.
A verdadeira geek moderna é aquela que não se limita e busca ir além de qualquer padrão ou conveniência sem deixar de ser ela mesma, sem deixar de lado as velhas (e atuais) virtudes humanas, dentre as quais eu destaco respeito e solidariedade.
É o que eu, mulher, universitária de engenharia química, filha, leitora compulsiva, fã de House, apaixonada por Dave Matthews Band, admiradora de dança, roupas, musical, romance, crianças, animais, aventura e ficção, irmã, namorada e amiga, procuro ser todos os dias.
É o que o Pink Side quer e ensina.

6 comentários:

  1. Maravilhoso, Di!!

    Com um texto desse, me dá orgulho em ser uma Pink Geek!

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Depois dessa, eu digo: não me tirem dos emails Pink Side! kkkkkkkkkkkkkkk
    Amei, Di!

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Glória Kalil!!! rsrs....
    eu sou Geek com orgulho!!!

    ResponderExcluir
  4. EEEEEEEEEEEEE!!!! Essa é a minha irmã caçulinha!!!! Deu o tom ideal Di!!!! bjoooooooo

    ResponderExcluir
  5. Queria dizer mais alguma coisa. Estava pensando e chequei a conclusão de que ser chique de verdade é um pouco mais do que tudo o que lemos acima. Por que se pensarmos bem, não dá para fazer e ser tudo o que nos propõem fazer. Então, acho que ser chique de verdade é ser você mesma. Se fala alto, se tem um filho inesperado, se joga um papel na rua... não interessam esses detalhes. Esses detalhes se chamam "educação", mas não definem o chique. Sei lá, acho que ser chique é ser autêntico. Eu admiro muito mais as pessoas autênticas do que as chiques que falam baixo e não ouvimos nada. Admiro quem tem uma criança maravilhosa, mesmo sendo mãe/pai solteiro, pois ela reflete um exemplo de luta, superação e maturidade. Admiro mais quem ri bem alto e é feliz, do que quem se preocupa se vai incomodar o "vizinho" por que soltou um PQP audível.

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.