quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jane Austen e Arthur Clarke: um dia para os leitores comemorarem

É um post extra, mas o Pink Side não poderia deixar de celebrar os dois aniversariantes do dia 16 de dezembro: Jane Austen (1775-1817) e Arthur C. Clarke (1917-2008).

Photobucket

Tão diferentes quanto é possível dois escritores serem, e separados em suas existências por exato um século entre a morte da primeira e o nascimento do segundo, Austen e Clarke são poderosas influências literárias ainda hoje.

Constantemente revisitada por leitores, críticos, roteiristas de cinema e, recentemente, pariodistas, Austen tem frequentado as listas de autores mais influentes, nunca saindo de moda. Seus romances dificilmente classificáveis dentro de um período ou estilo - apesar da fórmula rapaz e moça se encontram e depois de muitas peripécias chegam ao final feliz.
Porém, não é na fórmula (da qual ela foi provavelmente uma das criadoras) que se encontra a beleza do texto de Jane Austen. A fina ironia, a comicidade com que as personagens são retratadas, a pouca indulgência até com seus protagonistas e a subversiva visão da sociedade interiorana inglesa de fins do século XVIII início do século XIX, constituem a base da adoração que esta autora causa em seus leitores.
Alguns de seus críticos atuais parecem esquecer da historicidade revolucinária contida neles. Como moças que decidem não se casar (embora mudem de ideia no decorrer da história) como Elizabeth Bennet e Emma. Moças que só aceitam casar-se por amor. Moças como protagonistas de sua própria vida.

Para saber mais não faltam excelentes blogs sobre Jane Austen em Português e, claro, ler seus livros é sempre uma excelente pedida. Bem, as férias estão aí, não?

Hoje saiu uma ótima matéria sobre ela no Blog da L&PM Editores


Já Sir Arthur Charles Clarke era escritor de outra cepa. Este escritor e inventor britânico, foi autor de obras de divulgação científica e de ficção científica, ou seja, era um nerd antes do nome existir, rsrs. Seus trabalhos mais conhecidos são The Sentinel, que deu origem ao roteiro do filme 2001, uma Odisséia no espaço e Encontro com Rama. Seus textos misturam a fascinação pelas inovações técnicas, científicas, bem como a maravilha pela grandiosidade do universo em que o homem é somente um fragmento de poeira. Essa percepção o leva ao campo de reflexões postas em cheque como o misticismo e a religiosidade inerentes à cultura humana.

Para os que gostam de boa ficção científica, eu indico o 3º volume de Histórias de Robôs, organizados pelo fantástico Isaac Azimov e publicados pela da L&PM, com diversos contos dele e de outros grandes da área. Na net, você pode ler A Estrela. Eu descobri o conto hoje e já fiquei apaixonada.

Para acessar, basta clicar nos nomes.
Afinal, quando escritores aniversariam, os presentes são dos leitores.

Boa leitura, nerds.



4 comentários:

  1. Adoro Jane Austen. Acho ela barbara. Principalmente para a época em que ela vivia. Meu livro favorito é Persuasão e acho Anne Elliot e Capitão Wentworth, um dos casais mais fofos da ficção.

    Beijão Nika!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro o Capitão Wentworth, Ligya. A Anne demora a deixar de ser mosca morta, mas quando faz, sai de baixo. De uma chance para o Clarke, também. Acho que vai gostar dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca li - apesar de ter assistido 2001 e 2010 - e olha que adoro ficção científica. (Amo Fringe e Arquivo-X.)

    Quem sabe pego pra ler...

    ResponderExcluir
  4. Entra no conto que indiquei. Tem na net traduzido e vc vê o estilo. É só clicar em A Estrela.

    Vou fazer um post com os pais da ficção científica depois. Vcs vão gostar.

    bjs

    ResponderExcluir

Falar você deve. Com você, o lado rosa da força estará.